Início

Aparecimento do ténis

As primeiras referências ao ténis datam do século XIII, período em que a modalidade era    praticada com a palma da mão pelos nobres franceses. Com o aparecimento da raquete, um século depois, a modalidade estende-se a Inglaterra, sendo os britânicos que em 1873 através de Walter Wingfield, um oficial do exército, a registar oficialmente as primeiras regras do ténis.

Em Portugal, a modalidade foi introduzida por Guilherme Pinto Basto, desportista nato  que se destacou na patinagem, hóquei no gelo, ciclismo, corridas de cavalos, tauromaquia (como bandarilheiro), vela, remo, automobilismo, golfe, futebol e ténis. Em 1950 – com 86 anos – era o mais idoso praticante de desporto em Portugal. O futebol e o ténis foram as suas duas grandes paixões.

O Sporting Club de Cascais foi o berço onde o “pai” do ténis português, Guilherme Pinto Basto, ensinou este desporto a dar os primeiros passos tendo organizado o primeiro torneio entre clubes, decorria o ano de 1892.

A sua capacidade organizativa levou-o depois a presidir à primeira direcção da Federação Portuguesa de Ténis, fundada em 16 de Março de 1925.

A “democratização” do ténis em Portugal verifica-se no final da década dos anos 70 com o aparecimento de vários clubes por todo o país. Este fenómeno teve como origem o êxodo dos portugueses das ex-colónias, nomeadamente de Moçambique.

Aveiro não ficou indiferente a este novo paradigma e no ano de 1981, os amantes e praticantes do ténis, reuniram-se com o objectivo da criação de um clube na cidade que, num futuro próximo, proporcionasse as condições necessárias para a prática da modalidade.

Foi então solicitado à Câmara Municipal de Aveiro a cedência do único campo existente no Parque Infante D. Pedro V. Em Maio de 1982 é oficialmente constituído o primeiro clube de ténis do concelho.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: