Início

Rumo ao futuro

Numa pesquisa efectuada para averiguar as primeiras refêrencias ao ténis em Aveiro, foi com grande satisfação que encontrei os primeiros registos da modalidade na década de 40, que era praticada no único campo existente, localizado no Paque Infante D. Pedro V e que infelizmente foi desmantelado decorria o ano de 1998 para dar lugar ao actual estaleiro teatral da companhia “efémero”.

Com a “democratização” do ténis em Prtugal no final da década de 70, Aveiro não ficou indiferente a este novo paradigma e no ano de 1981, os amantes e praticantes do ténis, reuniram-se com o objectivo da criação de um clube na cidade que, num futuro próximo, proporcionasse as condições necessárias para a prática da modalidade.

Foi então solicitado à Câmara Municipal de Aveiro a cedência do único campo existente no Parque Infante D. Pedro V. Em Maio de 1982 é oficialmente constituído o primeiro clube de ténis do concelho, (CTA).

A promoção e desenvolvimento da modalidade teve na década de 90, um período áureo com realização de várias provas nacionais e internacionais e colocação da cidade de Aveiro na rota dos grandes eventos da modalidade.

Contudo, o poder político local nunca percebeu que a modalidade é um potencial meio de desenvolvimento e geradora de valor acrescentado para o município, pelo que a cidade foi gradualmente preterida para outras congéneres que tiveram a visão e capacidade de apoiar a modalidade através da criação e ampliação de instalações que acompanhassem o crescimento da modalidade.

Felizmente, e decorridas duas décadas, uma nova realidade se perspectiva. Assim, com o início das obras de requalificação do Parque Infante D. Pedro V e Baixa de Santo António, integradas no projecto “Parque de Sustentabilidade”, surge a grande oportunidade  para dotar a cidade de mais equipamentos de lazer e desporto.

O ténis terá novas instalações e o aparecimento da modalidade de Padel será uma realidade na cidade de Aveiro, que tão carenciada está de infra-estruturas desportivas.

Prevê-se e deseja-se que 2012 seja o ano de viragem e afirmação do ténis e do padel na cidade. A nova valência do padel, crê-se, será agregadora de novos praticantes e consequentemente geradora de novos eventos reescrevendo assim Aveiro na rota dos grandes espectáculos desportivos.

Anúncios

1 Comentário (+add yours?)

  1. Kelly
    Dez 15, 2011 @ 11:12:48

    Estou ansiosa para ver todas as potencialidades do golfe na rota de Aveiro.
    Excelente blogue! sucesso!

    Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: